Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nos primordios da Ortodontia.

   
A preocupação com um sorriso mais estético e funcional não é uma preocupação atual. Confome relatos, os povos antigos já elaboravam artefatos na tentativa de alinhar os dentes. E muitos foram os pesquisadores e inventores que nos auxiliaram a criar os braquetes tal como são hoje. As técnicas materiais tem evoluido muito e os resultados são cada vez mais rápidos, biocompatíveis, estéticos e menos dolorosos.

Arqueologistas descobriram uma mumia com bandas metálicas, possivelmente para fechamento de espaços entre os dentes. Datada em 400-500 d.c..
Hippocrates e Aristoteles abordaram maneiras de alinhas os dentes e fixa-los.
Na Grécia, Idade do Ouro, Etruscos (precursores dos romanos) desenvolveram um tipo de mantenedor de espaço, prevenindo o colapso da dentição com a idade. Foi a primeira ligadura de aço documentada.
No tempo de Cristo, Aurelius Cornelius Celsus  foi o primeiro a registrar o tratamento dos dentes através da pressão da pressão digital. Mas foi por volta de 1700 que de fato começou de desenhar a ortodontia. Nos tempos medievai, barbeiros especializados possuem técnicas muito rudimentares de tratamento, inclusive extrações, ainda bem que as coisas avançaram muito de lá para cá!! 
Fauchard aparelho para alinhamento dentário
Em 1728 Pierre Fauchard publicou o livro "The Surgeon Dentist" (O cirurgião dentista) com um capítulo inteiro sobre como alinhar os dentes. Em 1957, o francês Bourdet escreveu "The Dentist's Art", (A arte do dentista), também com um capítulo sobre alinhamento dentário e uso de aparelhos.

Mas as maiores influências para a criação da especialidade couberam a Norman W. Kingsley, dentista, escritor, artista e escultor, autor de "Treatise on Oral Deformities".  (Tratado das deformidades orais) em 1880. Junto com um segundo nome, J. N. Farrar, autor de 2 volumes entitulados "A Treatise on the Irregularities of the Teeth and Their Corrections". ( Tratado das irregularidades dos dentes e suas correções). Farrar foi o primeiro a sugerir o uso de forças suaves com intervalos de ativação para mover os dentes.
Edward H. Angle (1855-1930) elaborou o primeiro sistema de classificação das maloclusões, que é utilizado até hoje. A classificação de Angle.
Em1864, Dr. S.C. Barnum de New York desenvolveu os eláticos
Em 1901, Angle iniciou a primeira escola de ortodontia.
Eugene Solomon Talbot's (1847-1924) foi o primeiro a utilizar Radiografias para diagnóstico ortodontico.
Calvin S. Case foi a primeira pessoa a utilizar elásticos nos braquetes.
 
No início da ortodontia, todos os dentes eram bandados e os braquetes soldados.
 
Fotos: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger