A boa saúde bucal dos cães reflete-se na saúde geral e portanto, resultam em mais anos de vida.
Os cães podem ter cáries, mas, principalmente são acometidos de doenças periodontais e mau hálito, pela presença de placa bacteriana e tártaro que podem causar dor, inchaço, vermelhidão e inclusive a perda do dente (doença periodontal).
Além da perda do dente as bactérias podem entrar na corrente sanguínea do animal e causar danos irreparáveis aos órgãos vitais como coração, fígado e rins, comprometendo sua saúde.
O tártaro , nada mais é do que a placa bacteriana mineralizada pelos sais presentes na saliva. A sua presença, torna a superfície do dentes irregular, facilitando o acúmulo de mais placa e agravando então a doença.
Infelizmente, a doença periodontal não tem cura e acomete 80% dos cães. Porém, ela pode ser controlada através do acompanhamento de um veterinário que realiza a remoção do tártaro se necessário e orienta sobre higiene bucal e demais medidas preventivas.
Além do tratamento periodontal, os cães podem necessitar de tratamento endodôntico(tratamento de canal), ortodontia (correção de má oclusão), osteosínteses (correção de fraturas de maxila e mandíbula), ressecção de massas tumorais, restauração dos dentes (cáries), próteses (fraturas e perdas de dentes), implantes ( perdas e/ou ausência de dentes e outros.
Os problemas na saúde bucal dos cães devem ser diagnosticados e tratados precocemente.Fonte: http://www.webanimal.com.br/cao/index.asp?especie=cao