Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Gengiva saudável X Aparelhos ortodônticos

A presença da aparatologia fixa favorece o acúmulo de resíduos alimentares e consequente formação de placa bacteriana. Assim, a falta da prática de higiene oral rigorosa, que poderia não ter consequências tão graves, intensifica o mau hálito, inchaço e vermelhidão das gengivas e até sangramento. São quadros clínicos que vão de gengivite a periodontite, necessitando em alguns casos interromper o tratamento ortodôntico para realizar a terapia periodontal.
Para evitar esta situação, é fundamental ter uma de higiene oral de boa qualidade e maior frequência. Realizar uma escovação cuidadosa, passando pelos elementos dentais sobre todos os ângulos, oclusal (em cima dos dentes), vestibular (parte que fica em contato com lábios e bochecha), lingual (face voltada para a língua e céu da boca). A face entre os dentes deve ser limpa com fio dental auxiliado pelo passa fio.
Também é interessante o auxílio de enxaguatório bucal a base de clorexidina (como o periogard), porém seu uso contínuo pode causar manchas escuras na superfíe do esmalte, esses enxaguatórios, assim como a água oxigenada devem ser utilizados sob supervisão do seu ortodontista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog