Os portadores desta síndrome, apresentam algumas características, dentre elas: mãos largas com dedos curtos, anomalias cardíacas, olhos pequenos e oblíquos, dentre outras.
Na cavidade bucal, podemos observar atraso na erupção dos dentes, baixa incidência de cáries e alta suscetibilidade a doenças periodontais. É comum também observar alteração na sequência de erupção dos dentes, alteração na estrutura dentária e desarmonias oclusais.
A primeira consulta ao dentista deve ser feita ainda durante o primeiro ano de vida, pois estudos comprovam que estas crianças se acostumam ao tratamento dentário e reagem normalmente ao tratamento.
Costumam ser amorosos e quando se habituam com seu dentista, muitas vezes pode-se dispensar a necessidade de anestesia geral para a realização de procedimentos.
Por serem as doenças periodontais (doenças das gengivas) muito prevalentes, as famílias devem ser alertadas quanto aos cuidados com a higiene bucal, para se evitar perdas precoces dos dentes.
Fonte: Santos P. Pacientes com Síndrome de Down apresentam doença periodontal precoce. Rev SOBRAPE 2003;81:abr/jun.
Alves RD, Silveira EJD, Lins RDAU. Doença Periodontal x Síndrome de Down: uma revisão. Revista Brasileira de Patologia Oral 2004;3(3):119-122.