Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mudança Positiva
















Toda mudança positiva todo salto para um nível maior de energia e consciência envolve um ritual de passagem. A cada subida para um degrau mais alto na escada da evolução pessoal, devemos atravessar um período de desconforto, de iniciação. Eu nunca conheci uma exceção.

Dan Millman

quarta-feira, 29 de maio de 2013

É preciso "extrair" os dentes de leite?

Os dentes decíduos (dentes de leite), normalmente caem na época em que os dentes permanentes já estão formados e "prontos" para erupcionar (nascer).

Porém, há situações em que os dentes de leite não caem e permanecem na boca, mesmo depois do nascimento dos dentes permanentes. Neste caso, há necessidade de intervenção de um cirurgião dentista, para que a exodontia (extração), seja realizada de emergência, como no caso abaixo, de um paciente do sexo masculino de 13 anos, que não visitava o dentista há 4 anos.

Deixar os dentes de leite, na arcada dentária após a erupção dos dentes permanentes, pode ocasionar um desenvolvimento alterado , levanto à necessidade do uso de aparelhos ortodônticos/ortopédicos.




Consulte seu dentista regularmente!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dentes X Qualidade de Vida

A expectativa de vida aumentou, as pessoas vivem mais, mas e a qualidade de vida, melhorou?

Em saúde bucal, verificamos que muitas pessoas, chegam à terceira idade com os dentes  tratados, recebendo cuidados e fazendo prevenção com frequência, desde muito cedo. Outros, por falta de acesso e informação, passam a conviver com situações difíceis onde a mastigação torna-se comprometida.

Cuidar dos dentes diariamente, realizar consultas periódicas no dentista, faz com que o idoso possa se alimentar melhor, melhorar sua auto-estima e inclusive se sentir mais feliz.

Com os avanços da odontologia, a odontogeriatria ( especialidade odontológica que visa o atendimento ao idoso) ganha espaço.

Os implantes dentários, as Campanhas de Prevenção do Câncer Bucal realizadas na saúde pública e outras práticas da atualidade, fazem com que os idosos hoje, podem ganhar qualidade de vida, melhorando sua alimentação, dicção e até mesmo sua sociabilidade.


Os casos abaixo são de dois idosos, de idades semelhantes, que chegaram à terceira idade em condições bucais bem diferentes.







Postagens populares

Pesquisar este blog