Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sábado, 2 de junho de 2012

Radiografia Panorâmica


A radiografia panorâmica é fundamental e deve fazer parte de qualquer tratamento odontológico.
As imagens obtidas, levam o profissional a realizar um plano de tratamento adequado e objetivo.
Atualmente, não se deve conceber a idéia de uma tratamento odontológico, sem a obtenção deste Rx, que pode mostrar desde imagens radiolúcidas sugestivas de processos cariosos (cáries nos dentes), reabsorções radiculares e ósseas(perda de parte da raíz ou tecido ósseo) até os achados mais comprometedores como ameloblastoma (tumor benigno, porém agressivo), dentre outros.
Este tipo de radiografia nos fornece além do suporte para o diagnóstico, a importância da documentação profissional, em casos de intercorrências jurídicas.
Ela faz parte portanto, de um exame de rotina e deve ser sempre realizada principalmente por contar com as seguintes vantagens:
* Baixo custo
* Baixa dose de radiação
* Conforto, simplicidade e praticidade na obtenção da técnica
* Cobertura completa das estruturas maxilo-mandibulares


Agostinho Pedrosa

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mau Hálito - Halitose


A Halitose é o nome científico dado ao mau hálito. Para ela existem 60 causas conhecidas. A halitose pode ser considerada normal como a que apresentamos ao acordar ou pode ser um forte identificador de doenças como a leucemia, gastrite, etc.

   Algumas pesquisas demonstraram que até 30% das pessoas possuem mau  hálito e necessitam de cuidados profissionais.

 Como podemos previnir o Mau hálito?

 - Visitando o dentista regularmente;

- Mantenha uma boa higiene oral! Escove a língua!!! Observe sempre se há sangramento gengival;

- Tenha uma alimentação saudável e não fique sem se alimentar pelo menos a cada 3 horas;

- Evite alimentos gordurosos ou com odor muito forte, a possibilidade do mau hálito é maior;

 Quais são as causas do Mau hálito?

 - Higiene bucal deficiente, língua saburrosa com alterações que propiciem o acúmulo de placa

- Halitose matinal;

- Desidratação; Regime; Fome;

- Estresse psicológico;

- Coroas e restaurações e situações que favoreçam o acúmulo de alimentos e bactérias;

- Xerostomia ou  boca seca;

- Cárie e Doença periodontal (das estruturas de suporte do dente);

- Amigdalite;  faringite; Rinossinusite;  Adenoidite;

- Tabagismo; Drogas;

- Hipoglicemia; Diabetes,  

- Alterações orgânicas, ex: estômago, rins, fígado, pulmão...

- Outras doenças;;

- Medicamentos;

- Estados febris;

- Ingestão de alimentos de odor carregado;

 São muitas as causas e é importante prevenir! Nem sempre as pessoas que tem o mau hálito conseguem sentir. O uso de bochechos, chicletes e balas não amenizam a situação. Caso você se sinta incomodado ou incomode as pessoas, busque auxílio profissional para que a fonte primária seja identificada e tratada.


quinta-feira, 31 de maio de 2012

A PEDRA DE TOQUE



 
Existe uma lenda que conta que, quando a grande biblioteca de Alexandria foi queimada, um livro foi salvo. Mas não era um livro de muito valor, por isso um homem pobre, que pouco sabia ler, comprou-o por uns tostões. O livro não era realmente muito bom, mas nele havia algo interessantíssimo. Era um tipo de pergaminho, no qual estava escrito o segredo da "pedra de toque".
 
A pedra de toque era uma pedrinha comum, que podia transformar qualquer metal em ouro puro. No pergaminho estava escrito que era encontrada nas praias do Mar Negro, misturada a outras milhares e milhares de pedras exatamente iguais a ela. Mas o segredo era este: a pedra real era quente, enquanto as outras eram frias. Então, o homem vendeu os seus poucos pertences, comprou alguns mantimentos e foi acampar na praia, onde começou a testar as pedras.
 
Esse era seu plano: ele sabia que se pegasse as pedras comuns e as jogasse de volta ao chão, poderia pegar a mesma pedra centenas de vezes. Então, quando pegava uma fria, ele a jogava ao mar.
 
Assim, passou uma semana, um mês, um ano, três anos... e o homem não encontrava a pedra de toque.
 
Mas, mesmo assim, ele continuava: pegava uma pedra, era fria, jogava-a no mar... e assim por diante. Imagine o homem fazendo isso por anos e anos: pegar uma pedra, senti-la fria, jogá-la no mar... de manhã até a noite, por anos e anos.
 
Mas, uma manhã, ele pegou uma pedra que estava quente, e jogou-a no mar. Ele criara o hábito de jogar as pedras no mar, vocês compreendem, e o hábito fez com que ele jogasse a pedra quente também, quando finalmente a encontrara.Pobre homem!
 
É assim que a mente funciona. A confiança é uma pedra de toque. Muito raramente você encontra alguém em quem você pode confiar. Muito raramente você encontra um coração quente, amoroso, no qual pode confiar. Normalmente, você encontra pedras que parecem a pedra de toque, quase iguais, mas São frias. Por anos, desde a infância, você pega uma pedra, sente-a fria, e a joga no mar.
 
Um dia é um fenômeno muito raro - , você encontra a verdadeira pedra de toque. Você a pega, sente que é quente, mas, mesmo assim, você a joga. Então, você irá chorar, sem saber como isso pôde acontecer. É um simples mecanismo. Desde a infância, você aprende a desconfiar. Você é educado de tal maneira que não pode confiar. A dúvida foi colocada bem fundo no seu ser. Na verdade, é uma medida de segurança: se não duvidar, não sobreviverá. Você tem que olhar o mundo com olhos hostis, como se todos fossem seus inimigos. Ninguém é quente, ninguém é uma pedra de toque. Você não pode confiar nem em seus pais. Aos poucos, a criança percebe que não existe ninguém em quem pode confiar. Os pais são muito contraditórios: dizem uma coisa e fazem outra. A criança sente-se confusa; é difícil para ela entender o que realmente a mãe quer. Na verdade, nem a própria mãe sabe. E, cada vez mais, a criança sente que é impossível confiar em alguém.

OSHO

Foto de نور الدين غازى

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Febre e diarréia quando os dentes estão nascendo, Por que?


Quando os dentinhos se formam e erupcionam, todo o corpo participa! A mineralização (calcificação)   acontece no dente e os comandos cerebrais organizam todo o processo. O corpo perde água, muitas vezes em forma de diarréia, a pressão arterial aumenta, ou seja, são grandes as transformações que ocorrem no metabolismo geral. No período em que os dentes estão se formando, a taxa metabólica (consumo de calorias por tempo), diminui consideravelmente.

A febre pode aparecer na tentativa de repor o calor perdido pelo corpo durante o trabalho de formação dental.

O que fazer? Nem sempre é preciso medicar! Verifique a temperatura constantemente, caso tenha dúvidas, consulte seu dentista ou pediatra.



Fonte: As mil e uma faces do dente - Ed Atroposófica    Weleda

terça-feira, 29 de maio de 2012

CÁRIE DE MAMADEIRA

CAUSA  - Após a erupção dos dentes de leite, tendo a ingestão constante e por longos períodos, principalmente à noite, sem qualquer tipo de higiene, de líquidos açucarados ou não, como o leite com ou sem misturinhas (incluindo o leite materno).  Durante o sono, ocorre a  diminuição do fluxo salivar,e este leite fica estagnado na boca, causando a desmineralização generalizada do esmalte do dente.

INÍCIO – É com o aparecimento de manchas brancas nos dentes, próximas à gengiva, levando a uma rápida evolução ocasionando a destruição dos dentes de leite (CÁRIE).

      OUTROS FATORES que levam a este tipo de cárie
          a.    Adoçar a chupeta com mel ou açúcar;
          b.   Consumo excessivo de sucos ou refrigerantes na mamadeira.

       O que os PAIS devem fazer:
      a.      Após as mamadas, limpeza com escova de dente de cabeça pequena e cerdas macias (é o mais indicado);
      b.     Se não dispuser da escova, pode usar uma gaze ou fralda em bebida em água potável para realizar a limpeza dos dentes.

    PREVENÇÃO – O mais importante é suspender a amamentação da criança no período noturno, pois criança bem alimentada durante o dia não tem necessidade da mamadeira notura, podendo, portanto, ter uma boa noite de sono.

Dra. Leila Marchetti Beluzzo
Dentista Odontopediatra



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Por que você não vai ao dentista? Medo??


Aqui vão os quatro passos para gerenciamento do medo:

1. Aceitar:  Quanto mais você luta contra o medo, mais ele te persegue. Ao aceitar que o medo existe, você traz à sua consciencia a necessidade de superá-lo.
2. Medo é normal: não tenha vergonha de sentir medo. Se você tem medo, você existe! A sociedade confunde medo com fraqueza e este é o motivo pelo qual não aceitamos nossos medos. Quando você aceita o medo como uma emoção normal, ele passa a não te incomodar mais.
3. Explore o desconhecido: todo ano, faça uma lista do que mais te amedronta. E todos os dias tente chegar cada dia mais perto dos fatores desconhecidos que residem no seu medo. Gradualmente, você vai superar todos os seus medos, um por um.
4. Conheça as raizes: Chegue aos recursos do seu medo. Alguns medos estão relacionados à experiências do passado. Entender melhor onde nasce o medo, fará com que você a transpor a sensação de medo.

Não espere mais! A odontologia avançou muito em técnicas e materiais. Converse com o seu dentista! Diga que sente medo e juntos vocês encontrarão a melhor forma de realizar seu tratamento. Tenha sempre a prevenção em mente e diminua o intervalo entre as consultas. Afinal é muito melhor fazer uma visita para tratamento profilático do que aguardar a evolução da cárie e da doença periodontal! Dor de dente? Previna-se e você nunca saberá o que é isso!

Postagens populares

Pesquisar este blog