Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

5 dicas para combater a gengivite


  • A gengivite se apresenta como uma inflamação nos tecidos gengivais podendo causar sangramento, dor e mau hálito. 
  • Ela pode levar à perda dos dentes, portanto, precisa ser rapidamente tratada.



  1. Aprenda a escovar os dentes corretamente.
  2. Use fio dental.
  3. Evite fumar.
  4. Alimente-se corretamente. (Se necessário, procure um nutricionista)
  5. Vá ao dentista regularmente.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Leite materno pode provocar cáries?




Não existem estudos sérios que provem a relação do leite materno e o aparecimento de cáries.

Aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento das arcadas dentárias, musculatura perioral  e para a saúde geral da criança.

O maior vilão da cárie é a ingestão de açúcar. A ausência ou deficiência da escovação também são grandes responsáveis.

As fotos abaixo, são de uma criança de 3 anos, que ainda toma leite materno, consome uma grande quantidade de açúcar diariamente, dormindo muitas vezes, sem escovar os dentes.








Foto do livro da autora:
AUTOR(A): LESLIE MCGUIRE
EDITORA: SALAMANDRA EDITORIAL

Limpe os dentes de seu bebê, após as mamadas e escove os dentes de seu filho, até que ele possa fazer isso bem sozinho.
Ladis Pedrosa

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A contenção em ortodontia é para sempre? Quando se deve remover?


Contenção em Ortodontia

     A retirada do aparelho fixo não significa o final do tratamento ortodôntico . Após finalizar a movimentação ortodôntica é necessário um período para que os dentes possam ser mantidos em uma relação estética e funcional ideais, combatendo a tendência natural dos elementos dentários de voltarem a sua posição original. O posicionamento dentário não depende somente do "correto encaixe" dos dentes, ele sempre estará sujeito à pressão oferecida por língua, lábios e bochecha (ou seja toda a musculatura perioral). Muitas vezes é necessário o tratamento fonoaudiológico durante a pós a retirada do aparelho.

     Para que os resultados obtidos na etapa do alinhamento e nivelamento dentário com aparelho fixo tenham maiores possibilidades de serem mantidos é necessário que o aparelho de contenção removível, seja usado inicialmente durante todo o dia e toda a noite. Retirar apenas durante as refeições principais (almoço e jantar) e nas horas de higienização. E ao retornar em  consultas periódicas de controle após 1 mês, 3 meses, 6 meses, após um ano. Nessas consultas, o dentista irá reavaliar e orientar o tempo de uso da placa de contenção superior, fazer ajuste oclusais caso eles sejam necessários. E aos poucos pode-se receber alta da contenção.

Na  arcada inferior, geralmente é instalada uma barra lingual fixa de canino a canino. Esta deverá permanecer colada a todos os elementos dentários por tempo indeterminado, existem grandes índices de recidiva nesta região.

A falta do uso correto do aparelho de contenção superior ou inferior aumenta o risco de movimentações dentárias indesejadas.

As contenções são individualizadas, ou seja, são definidas para cada paciente de acordo com o problema inicial, do tipo de correção ( por ex. se esquelética ou dentária), das dificuldades do tratamento, e das expectativas de estabilidade ou não.


Movimentações dos dentes após o tratamento
     Mesmo seguindo todos os procedimentos técnicos adequados durante a fase de tratamento e de contenção, os dentes podem movimentar-se durante toda a vida, alterando sua posição. Somos seres dinâmicos!!
     Isto ocorre em função de processos fisiológicos como os ligados ao amadurecimento e envelhecimento, ás forças de mastigação, ao equilíbrio/desequilíbrio muscular, à introdução de hábitos não fisiológicos , etc .
     Isto torna imprevisível a estabilidade ou não das posições dentárias.
     Normalmente, estas movimentações, se acompanhadas pelo ortodontista são facilmente retratáveis num período curto de tempo.



Dra Patricia Pessi

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger