Sim! Sim! Siiiimmmm!!
É o fio dental que remove a placa bacteriana e os alimentos dos lugares que a escova não alcança, ou seja, entre os dentes. Além disso massageia a gengiva da região, promovendo a saúde local.
E como usar o fio dental?
Existem algumas técnicas, é importante escolher a que você se adapta melhor.
- Separe cerca de 40 cm de fio e enrole em torono dos dedos médios, deixando cerca de 10cm livres. Segure entre o polegar e indicador das duas mãos, insira entre os dentes e deslize levemente suavemente para cima e para baixo. Permita que o fio entre no sulco gengival (por baixo da gengiva)cerca de 0,5mm, sem que isso cause dor ou desconforto! Vá trocando a parte livre do fio, para que possa usar a parte limpa do fio dental. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes, sempre cuidadosamente!
- Outra forma e unir as pontas do fio com um nó, facilitando o seu manuseio e aproveitando melhor toda a superfície do fio. A forma de usar é a mesma.
O que é melhor, fio ou fita dental?
Depende do qual a pessoa se adapta melhor. Dentes muito unidos tem uma higienização mais fácil pelo fio. Espaços maiores sugerem o uso da fita.
Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.
Fique atento!!
Sangramentos podem indicar gengivite ou esforço pressão desnecessária do fio,consulte seu dentista!!
O fio dental desfiado pode indicar infiltrações e ou degrau em restaurações ou que os dentes são muito juntos, alguns casos merecem uma radiografia! Informe seu dentista sempre que isso ocorrer!
Existem alguns dispositivos que auxiliam o uso do fio dental em situações de aparelhos ortodônticos e próteses fixas, como o passa fio, que será assunto de uma próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.