Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dentes de Cavalo - Curiosidade: Odontologia equina


Você sabe quantos dentes tem um cavalo? Cavalo dado não se olha os dentes??
Na idade adulta, um cavalo tem 40 dentes e a égua 36. São 12 Incisivos, 4 caninos e 24 molares. Os potros tem apenas 24 dentes. a dentição de leite vai até os 2 anos e meio. É só após o quinto ano, que com a dentição completa, o cavalo é considerado um animal adulto.

Enquanto isso, nós possuimos 32 dentes. Sendo 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares. Mas é verdade, eles também sofrem com dores de dentes, má formações, retenções de dentes decíduos (de leite), tratamentos de canal... Precisam ser avaliados e tratados periodicamente.

E de onde vem o ditado? No livro " O Bode expiatório", o professor Ari Riboldi revela que o dono sempre tenta fazer o animal passar por mais novo, o que representa um preço maior. Mas como os dentes do cavalo não nascem ao mesmo tempo e apresentam desgaste com o passar dos anos.  Para um bom conhecedor, não há como querer esconder a idade do animal!




fotos da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger