Os primeiros dentes do bebê (normalmente os incisivos inferiores), nascem perto dos 6 meses de idade e é justamente nesta fase em que os pais devem começar a higienizá-los.
A higienização pode ser feita com dedeiras (dispositivos para encaixar no dedo, que na extremidade possui uma escovinha macia), uma fraldinha macia ou mesmo uma gaze .Nesta fase, o bebê começa a receber alimentação pastosa, baseada em sopas de legumes e frutas.
Os dentes de leite devem ser bem conservados, escovando-os após a alimentação, evitando dar à criança doces e refrigerantes, pois eles devem permanecer saudáveis (livres de cáries) até o início da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, que se dá por volta dos 6 anos de idade em média.
Os dentes do bebê, devem ser higienizados após cada refeição, inclusive as mamadas.
Deve-se evitar que o bebê adquira o hábito de mamar e dormir, pois os açúcares do leite (mesmo no leite materno ou no leite em pó sem adição de açúcar), podem fermentar, destruindo o esmalte do dente, formando assim uma cárie.
Se for usar pasta dental, lembre-se que até por volta dos 5 anos de idade, a criança deve usar pasta sem flúor em pequena porção. Quando ela aprender a não mais engolir a pasta, ela já poderá utilizar as pastas infantis disponíveis no mercado.
Em caso de dúvidas, consulte um odontopediatra, que é um dentista especializado em atender crianças.
Leia também: http://odonto-logando.blogspot.com.br/2013/05/e-preciso-extrair-os-dentes-de-leite.html
http://odonto-logando.blogspot.com.br/2013/03/por-que-tratar-os-dentes-de-leite-se.html
http://odonto-logando.blogspot.com.br/2013/04/os-dentes-de-leite-do-meu-filho-estao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.