Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Meus dentes estão desgastando, isso é normal?

    Muitos pacientes comparecem ao consultório dentário com a queixa de que os dentes estão desgastando, diminuindo de tamanho, ou mesmo, tendo sintomas dolorosos provocados por desgastes anormais dos dentes.
Os dentistas usam alguns termos para referirem-se à estas situações que podem acabar provocando muito desconforto, se não forem eliminadas as causas e/ ou minimizados os danos através de tratamentos adequados.

A seguir, mostramos os termos mais usuais usados pelos cirurgiões dentistas em referência ao assunto :

  • Abfração - O termo significa perda patológica dos tecidos duros dos dentes decorrentes de forças traumáticas anormais, apertamento dental e provavelmente casos de bruxismo.
  • Abrasão - Desgaste dentário que tem como causa uma fricção muito intensa. Um exemplo muito comum de abrasão é uma escovação incorreta, como força exagerada, ou mesmo com escovas de cerdas duras.
  • Erosão - É caracterizada pela redução da estrutura dentária, causada por agentes químicos, como os ácidos provenientes de frutas cítricas, refrigerantes, energéticos e até mesmo casos de esofagite causando refluxos, por exemplo. 
Os tratamentos são diversos, de acordo com a origem da patologia de cada caso.
Desta forma, consultar um dentista é a melhor forma para evitar situações aonde a estética já está comprometida, a dor presente ou até mesmo o elemento dentário perdido.

O caso do paciente abaixo é um caso de abrasão, provocado por uma oclusão traumática (mordida errada).




Fonte
Preparo com laser Er:YAG de lesões dentais cervicais causadas por abfração, abrasão e/ou erosão. Guiovaldo Paiva, Luiz J Nunes, Walter J Genovese, Mário Kaissar Nasr, Priscila Faria Paiva, Alexandra Faria Paiva. J Bras Dent Estét

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger