Na rede pública, assim como em consultórios particulares, percebemos muitas vezes uma deficiência de informação e educação quando encontramos pela primeira vez com uma criança e sua família.
Em muitos casos, encontramos uma criança pela primeira vez já com algumas cáries. Nós cirurgiões dentistas sentimos a dificuldade de acesso às crianças precocemente, por não exercemos ainda um olhar para o nosso pequeno paciente de forma multidisciplinar, ou seja, com a atuação em conjunto do cirurgião dentista, do médico, nutricionista, professores e outros profissionais que integram a saúde da criança.
É sabido que os problemas relativos à saúde bucal podem em sua grande maioria serem prevenidos e a pergunta que fazemos é: por que a odontologia não participa de forma multidisciplinar, realizando uma prevenção efetiva?
Listamos 5 sugestões para que a odontologia possa ser mais participativa na rede pública:
- Os dentistas, ASBs e THDs, devem participar de todas as atividades realizadas pelas Unidades Básicas de Saúde.
- Controle e orientação por um nutricionista dos alimentos vendidos nas cantinas escolares.
- Criação de um sistema e fluxo, onde a criança ao nascer entra automaticamente em um programa de atendimento multidisciplinar para prevenção.
- Integração da área da saúde e educação, visando realizar campanhas e programas que foquem na saúde bucal .
- Incentivo à escovação e alimentação saudável nas escolas de forma programada.
A foto abaixo é de um rapaz de 25 anos, que apareceu na rede pública e não recebeu educação em saúde bucal e nem mesmo teve acesso à serviços de prevenção na infância:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.