Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Saúde Hormonal e Saúde oral - Por que a mulher precisa de maiores cuidados? - Previna-se!!

   
Mulheres precisam cuidar mais dos dentes e  gengivas do que os homens, é o que dizem alguns  estudos sobre a  saúde da mulher.

Estudos relacionando a periodontite com as mudanças hormonais femininas foram feitos pela professora Charlene Krejci da University School of Dental Medicine, publicados na edição de maio da Oral Health and Preventive Dentistry.

As mudanças hormonais mais relevantes na vida das mulheres ocorrem durante a puberdade, menstruação, gravidez e menopausa. As evidencias revelam que a flutuação hormonal feminina podem promover alterações bucais, favorecendo o crescimento bacteriano, fluxo sanguíneo e agravar condições de saude como mortalidade fetal, parto prematuro e perda óssea. 

Ao revisar sobre o assunto, a Dra Krejci e sua equipe concluiram quena mulher  há realmente esta relação entre hormonios e as doenças da boca, o indica que mulheres precisam ser ainda mais cuidadosas que os homens. Ou seja, precisam estar mais vigilantes para vencer os agravantes que atuam sobre a sua saúde oral.

Como prevenção, recomenda-se um check-up dentário a cada 6 meses, além de uma higiene oral bastante cuidadosa, uso de fio dental e visitar mais frequentes durante a gravidez, casos de osteoporose ou outras situações.

Alguns ainda acreditam que gravidez e dentista não combinam, mas é uma grande inverdade! A odontologia preventiva é o melhor caminho. Consultas odontológica devem ser parte do planejamento familiar. Antes de engravidar, resolvendo e prevenindo problemas de saúde oral. Durante a gravidez, atuando na prevenção e solução da doença de acordo com o período de gestação. Nem tudo pode ser feito, mas muito pode ser evitado!!

Foto de paciente do sexo feminino com gengivite aos 20 anos. Os hábitos de higiene oral precisam ser aprendidos e praticados para que novas cáries não ocorram e o caso não evolua para perda óssea, levando à periodontite. 







Dra. Patricia Pimentel Pessi
Especilista em Ortodontia
Equipe Odontologando


Artigo baseado em:
Women's Health: Periodontitis and its Relation to Hormonal Changes, Adverse Pregnancy Outcomes and Osteoporosis
Charlene B. Krejci, Nabil F. Bissada
Oral Health and Preventive Dentistry, June 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger