Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

domingo, 15 de abril de 2012

DOR OROFACIAL x ATM


-ATM- trata-se da abreviatura de Articulação Temporomandibular, articulação que acontece entre a mandíbula e o osso temporal. É diferente das outras articulações sinoviais(como o joelho,por ex.) pois o funcionamento de um lado depende completamente do outro lado. Além disso, o tecido que a recobre é diferente das demais, apropriado para o suporte de cargas intensas e contínuas. É constituída por ossos, ligamentos, nervos, vasos e um disco articular que permite seu correto conjunto de movimentos. É coordenada pelos músculos da mastigação, que são os músculos mais fortes do corpo humano. Esta envolvida em várias funções vitais, tais como fala, mastigação, deglutição, etc.
-DTM- disfunção temporomandibular é o termo usado para designar qualquer alteração de forma ou função das articulações temporomandibulares. Estas alterações podem acontecer dentro ou fora das articulações. Dentre as intra-articulares podemos citar os deslocamentos de disco, inflamações, luxação, fraturas, etc. Quanto as externas, disfunções e dor dos músculos da mastigação são as principais.
-DOR OROFACIAL- dor é um fenômeno sensorial individual, subjetivo e cuja sensação depende de experiências anteriores e da própria personalidade do  paciente. Dores na região da boca e da face apresentam-se de forma intensa e causam tanto sofrimento ao portador que compromete sua qualidade de vida. Dores de origem dentária, dores musculares, dores vasculares, neuralgias, etc. são tão complexas que merecem atenção tanto da Medicina quanto da Odontologia.


Matéria escrita pelo Professor João Tanganeli, que também está em seu blog: http://tanganeliodontologia.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog