Pesquisadores americanos, revelam os potenciais efeitos do uso indiscriminado de antibióticos sobre o metabolismo, são alterações nutricionais e até a obesidade em crianças.
Desde 1950, pequenas doses de antibióticos tem sido empregadas como promotoras do crescimento na indústria agrícola. A pecuária tem se utilizado de doses sub terapêuticas de antibiótico para que não haja infecções ou doenças, mas sim o ganho de peso em bovinos, suínos, ovelhas, frangos e criação de animais em geral. E o que isso pode trazer de riscos à nossa saúde?
O Dr. Ilseung Cho, MD, MS e colegas avaliaram a ação destas drogas sobre as comunidades bacterianas presentes no estômago e como seria o impacto disto sobre metabolismo e doenças no nosso corpo. Ao pesquisar em ratos, observaram um maior ganho de massa com alto percentual de gordura. Após 6 meses recebendo antibióticos, os animais ganharam de 10 a 15% comparados aos que não tiveram contato com os antibióticos. Também foram observados aumento da densidade óssea e de alguns hormônios relacionados ao metabolismo.
Dr. Cho, acredita que ao usar antibióticos, pode-se manipular uma população bacteriana e a forma com que ela metaboliza determinados nutrientes. Atualmente estão influenciando a composição corpórea e desenvolvimento de ratos através da mudança do microbioma ao qual estão sendo expostos.
Descobertos no início do século 20, antibióticos ficaram mais populares após a segunda guerra mundial, trazendo muitos benefícios. O uso destes agentes bacterianos hoje preocupam e são objetos de inúmeras pesquisa por oferecerem consequências a longo prazo.
Fonte: lseung Cho, Shingo Yamanishi, Laura Cox, Barbara A. Methé, Jiri Zavadil, Kelvin Li, Zhan Gao, Douglas Mahana, Kartik Raju, Isabel Teitler, Huilin Li, Alexander V. Alekseyenko, Martin J. Blaser. Antibiotics in early life alter the murine colonic microbiome and adiposity.Nature, 2012; DOI: 10.1038/nature11400
foto: www.caderural.com.br
foto: www.caderural.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.