Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

sábado, 9 de junho de 2012

Identificada uma nova bactéria oral associada a doenças cardíacas e Meningite.


Uma nova bactéria foi identificada por pesquisadores do Instituto de Microbiologia da Universidade de Zurich e foi chamada de  Streptococcus tigurinus. Esta bactéria foi isolada do sangue de pacientes que sofriam de endocardite bacteriana, meningite e um tipo de inflamação da coluna. Ela tem semelhanças com outros tipos de Streptococcus que fazem parte das colônias de bactérias presentes na boca. O sangramento gengival representaria uma rota de entrada possível dessas bactérias na corrente sanguínea.



A semelhança do  S. tigurinus a outras bactérias significa que ela já existia, apenas ainda não teria sido identificada.  Este fato tem importância clínica, segundo Dra. Andrea Zbinden  que fez o estudo. Agora  será necessário pesquisar como esta bactéria causa a doença, permitindo que pacientes infectados possam ser tratados mais rapidamente e com as drogas corretas.


.

Dra. Zbinden  disse que por enquanto a descoberta não é alarmante, mas é importante que seja reconhecida e que seu risco possa ser quantificado.  "Esta bactéria possui um potencial natural para causar doenças severas, então é importante que clínicos e microbiologistas estejam a par disso. O próximo passo é pesquisar o quão comum esta bactéria é na cavidade oral e qual o risco à que ela expõe seu hospedeiro. Baixa imunidade, anomalias de válvulas cardíacas, cirurgias dentais e doenças crônicas, podem ser vistas como fatores predisponentes para infecção sanguínea por este grupo de bactérias. Contudo o risco específico do S. tigurinus ainda precisa ser determinado.


Fonte:


http://ijs.sgmjournals.org/content/early/2012/01/16/ijs.0.038299-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog