Estudiosos da universidade de Michigan trabalham no desenvolvimento de testes salivares para a detecção do cancer oral. O método é eficiente e barato, podendo salvar a vida de muitas pessoas. O diagnóstico é feito através de marcadores biológicos, que indicariam a presença do câncer oral e em que caso é necessário tratar e realizar biópsias invasivas ou punções. O grupo de médicos, físicos e dentistas registra que a maior parte das lesões brancas são benignas e nesses casos a biópsia não seria necessária, um teste simples seria capaz de detectar a malignidade e encaminhar rapidamente para o tratmento necessário.
O câncer bucal têm alto índice de morbidade quando detectado tardiamente, apenas 60 por cento dos pacientes sobrevivem 5 anos após o diagnóstico. O desafio para reduzir a mortalidade e morbidade do cancer oral ainda é o de desenvolver etratégias para identificar e detectar a doença ainda em seu estágio inicial. Apostam no método não invasivo, em que o paciente apenas fornece a saliva e os resultados são bastante efetivos.
Sábado, dia 5 de maio inicia-se na rede de saúde pública a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. Ela se estenderá até o dia 25 e tem como fundamento básico o diagnóstico precoce de lesões malígnas e o seu tratamento, aumentando a sobrevida dos pacientes acometidos.
Serão examinadas pessoas a partir de 15 anos. Receberão também orientações de como prevenir-se da doença.
fonte:
Michigan State University. "Oral Cancer Detection Could Dramatically Increase With Saliva Test." Medical News Today. MediLexicon, Intl., 19 Apr. 2012. Web.
25 Apr. 2012. <http://www.medicalnewstoday.com/releases/244257.php>
25 Apr. 2012. <http://www.medicalnewstoday.com/releases/244257.php>
Acho ótimo essa campanha de prevenção do cancer bucal. Aconselho a todos, e, inclusive aos fumantes e quem gosta de tomar bebida alcoólica demasiado. Falo por experiência com duas pessoas da família.
ResponderExcluir