Observação: É proibida a reprodução total ou parcial deste Blog, sem a devida autorização da Equipe.

Compartilhando idéias, falando sobre odontologia e trocando informações

Este blog nasceu da necessidade de conectar a inspiração de suas criadoras com a mídia e as redes sociais.
Estamos em ascenção, nos organizando para trazer ao leitor textos impactantes, modelados na medida das necessidades de nossos leitores e de nossas próprias.
Não temos a pretensão de sermos um blog que vem ensinar mas, estamos em movimento de pesquisa constante, para aprender e divulgar o que for relevante às idéias que inspiraram sua criação.
Esteja conosco. Será um prazer desfrutarmos deste tempo juntamente com você.

Equipe Odontologando

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Câncer Bucal X Diagnóstico Precoce X Prevenção


Estudiosos da universidade de Michigan trabalham no desenvolvimento de testes salivares para a  detecção do cancer oral. O método é eficiente e barato, podendo salvar a vida de muitas pessoas. O diagnóstico é feito através de marcadores biológicos, que indicariam a presença do câncer oral e em que caso é necessário tratar e realizar biópsias invasivas ou punções. O grupo de médicos, físicos e dentistas registra que a maior parte das lesões brancas são benignas e nesses casos a biópsia não seria necessária, um teste simples seria capaz de detectar a malignidade e encaminhar rapidamente para o tratmento necessário.
O câncer bucal têm alto índice de morbidade quando detectado tardiamente, apenas 60 por cento dos pacientes sobrevivem 5 anos após o diagnóstico. O desafio para reduzir a mortalidade e morbidade do cancer oral ainda é o de desenvolver etratégias para identificar e detectar a doença ainda em seu estágio inicial. Apostam no método não invasivo, em que o paciente apenas fornece a saliva e os resultados são bastante efetivos.
 

Sábado, dia 5 de maio inicia-se na rede de saúde pública a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. Ela se estenderá até o dia 25 e tem como fundamento básico o diagnóstico precoce de lesões malígnas e o seu tratamento, aumentando a sobrevida dos pacientes acometidos.
Serão examinadas pessoas a partir de 15 anos. Receberão também orientações de como prevenir-se da doença.



 
fonte:

Michigan State University. "Oral Cancer Detection Could Dramatically Increase With Saliva Test." Medical News Today. MediLexicon, Intl., 19 Apr. 2012. Web.
25 Apr. 2012. <http://www.medicalnewstoday.com/releases/244257.php>

Um comentário:

  1. Acho ótimo essa campanha de prevenção do cancer bucal. Aconselho a todos, e, inclusive aos fumantes e quem gosta de tomar bebida alcoólica demasiado. Falo por experiência com duas pessoas da família.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares

Pesquisar este blog

Powered By Blogger