A gestação é um momento muito especial. Neste período ao mesmo tempo que você passa a cuidar mais de você mesma, já começa a pensar e a desenvolver a saúde do seu bebê. A saúde oral é uma fração bem significativa da saúde geral e bons hábitos de higiene oral auxiliam a prevenir problemas bucais que possam surgir durante a gravidez e possam afetar o recém nascido.
Dieta
Uma alimentação balanceada oferece os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. O que você come durante os nove meses de gravidez influencia o desenvolvimento dentário, que se inicia entre o terceiro e sexto mês de gravidez. então é importante que a quantidade e qualidade destes nutrientes seja suficiente, especialmente cálcio, proteinas, fósforo, vitaminas A, C e D.
Perda de Cálcio
O cálcio que o seu bebê precisa é proveniente da dieta e não dos seus dentes!! Uma dieta com baixo nível de cálcio, contudo faz com que este mineral seja proveniente de seus ossos. O obstetra pode avaliar e solicitar inclusive a suplementação adequada para que tudo proceda da melhor forma.
Aumento da Fome
Durante a gravidez, muitas mulheres sentem fome entre as refeições. O aumento da frequencia de ingestão de carboidratos podem levar ao aumento da placa bacteriana, favorecendo o aparecimento da cárie dental. A bactéria se utiliza do açúcar e produz ácidos que atacam o esmalte dentário. Quanto mais tempo os resíduos alimentares permanecerem entre os dentes, maior o prejuízo para a saúde oral
Prefira uma alimentalão balanceada, optando por frutas, alimentos integrais,vegetais, carnes magras, peixe, frango e iogurte. Resista aos carboidratos!
Raios x na gravidez
As radiografias podem ser necessárias no caso de uma emergencia dental que não possa esperar até o nascimento do bebê. As infecções dentárias não tratadas podem colocar o bebê em risco e o tramento pode ser necessário para manter a saúde do bebê e da mãe. A radiação utilizada em um raios-x periapical é muito baixa, contudo, deve-se tomar todos os cuidados para minimizar a exposição à radiação, como o avental de chumbo e o colar cervical e preferir fazê-lo após o primeiro trimestre de gestação.
Mudanças na gengiva
Durante a gravidez, o seu corpo eleva os níveis de hormônio consideravelmente. A Gengivite, torna-se mais comum, especialmente após o segundo. Pode haver um aumento da vermelhidão e inchaço, podendo haver sangramento. Esta sensibilidade exagerada ocorre em presença da placa bactariana que é favorecida pelos autos níveis de progesterona. Seu dentista pode recomendar que as visitas sejam feitas de forma trimestral, evitando maiores problemas. E é importante intensificar os cuidados com a higiene, escovação frequente e uso do fio dental adequadamente.
PREVENÇÃO
Para evitar o surgimento de qualquer problema é interessante que a visita ao dentista seja feita antes mesmo do planejamento da gravidez. Caso já esteja grávida, faça uma consulta para orientção individual. Escove os dentes pelo menos tres vezes ao dia, utilizando pasta fluoretada, passando por todas as superfícies dos dentes e certificando-se de ter removido toda a placa bacteriana. Utilize o fio dental e a escova interdental sempre!!
E se seu filhinho já nasceu, consulte seu dentista!! Ele pode orientá-la sobre as formas de higiene oral mais adequadas para cada fase da vida infantil e adulta.
Feliz dia das Mães
Dra Patricia Pimentel Pessi
Ortodontista
Foto de See More
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.