https://www.facebook.com/unicaradiologia

domingo, 26 de agosto de 2012

Lábio leporino e fenda palatina

O que é?
A fissura labial e a fenda palatina , popularmente chamadas de lábio leporino e goela de lobo, são aberturas na região do lábio e/ou palato(céu da boca) do recém nascido ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas na fase embrionária. 



Quais as causas?

Não são conhecidas, mas, sabe-se que existem alguns fatores de risco, que são eles: deficiências nutricionais, uso de raios X na região abdominal, certos medicamentos( convulsivantes e corticóides), álcool, fumo e hereditariedade.



Como é feito o diagnóstico?

Hoje, é possível fazer o diagnóstico pela ultrassonografia a partir da 14ª semana de gestação.



Como é realizado o tratamento?

O tratamento requer uma abordagem de diversos profissionais, como: dentistas, fonoaudiólogas, otorrinolaringologistas, nutricionistas, psicólogos e cirurgiões plásticos.
Atualmente são realizadas cirurgias logo após o nascimento para reconstruir o lábio superior e reposicionar o nariz, no caso de fissura labial.
Em relação à fenda palatina, só entre 1 e 2 anos de idade, deve-se iniciar a correção cirúrgica do palato. O fechamento é feito em etapas.
A duração do tratamento é longa, começa no recém nascido e vai até os dezessete ou dezoito anos, época em que termina a formação dos ossos da face.
O tratamento pode ser feito no SUS, em um dos melhores centros de referência em lábio leporino e fenda palatina, o Hospital de Reabilitação e Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, que localiza-se na cidade de Baurú, São Paulo.




Caso em andamento de uma criança com fissura labial e fenda palatina. Hoje, esta criança está com 6 anos de idade.












Fontes:
http://www.centrinho.usp.br/
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/labio-leporinofenda-palatina/
Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Será um prazer poder recebê-lo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.