https://www.facebook.com/unicaradiologia

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O que é apinhamento dental?

São problemas desenvolvidos pela genética ou pelo desenvolvimento incorreto da arcada dentária que podem ocasionar problemas na estética, na fala, etc, onde os dentes se posicionam de forma desfavorável na arcada dentária.

Os dentes apinhados possibilitam principalmente o aparecimento de cáries, doenças gengivais e higienização inadequada.

São facilmente corrigidos por um especialista (ortodontista), pelos tratamentos ortodônticos convencionais.

Os tratamentos ortodônticos para os apinhamentos se resolvidos na infância, trazem um bom resultado estético, melhoras na saúde bucal e diminuem a possibilidade de necessitar de extrações dentárias para acomodar os dentes de forma alinhada na cavidade bucal.

 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O que é fístula e quando ocorre na cavidade bucal?

     Fístula é um sinal que aparece decorrente de uma infecção em atividade, podendo exteriorizar no caso de abcesso bucal ( O paciente pergunta sobre a presença de uma bolha de pus normalmente na gengiva)

     A fístula, não desaparece sozinha, necessitando de tratamento para que possa ser curada. Dessa forma, um cirurgião dentista saberá como agir e oferecer o melhor tratamento para o  seu paciente.


     Sinais de perigo:


  • Saída de pus em volta do colo de vários dentes
  • dor intensa
  • tumefação extensa e que aumentam em qualquer direção
  • febre
  • aparecimento de sintomas novos tais como: náuseas, calafrios, vômitos, dor no tórax, dificuldade respiratória, convulsões, gânglios, etc.
Cuidado!
Há casos em que esses sinais acima estão presentes e o paciente pode estar correndo risco contrair uma doença chamada endocardite bacteriana, que caracteriza-se presença de certas bactérias no coração que podem levar ao óbito.






Fonte: Prof Dra Claudia Jordão Silva


domingo, 4 de novembro de 2012

Afta, o que é?

   
     A afta é uma lesão recorrente, não contagiosa que atinge aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo. Sua manifestação se dá através de uma ulceração dolorosa, que desaparece em questão de alguns dias. (Ao persistirem as lesões deve-se procurar um profissional para uma avaliação mais criteriosa). Pode ser de três tipos: Menor, maior e herpética. Por serem doloridas, prejudicando a fala, a higiene oral e alimentação. A etiologia (causa) das aftas não é bem conhecida, o que dificulta sua prevenção e tratamento. Alguns fatores relacionados ao seu aparecimento incluem genética, stress, alergia, doenças auto-imunes, tendências genéticas e, em alguns casos, deficiências de vitaminas. Porém a etiologia (causa) da afta ainda tem muito a ser esclarecido.
    Não existem remédios milagrosos que curem a afta; existem apenas aqueles que amenizam os sintomas dolorosos, visando também acelerar o processo de cicatrização.
    Para prevenir aftas é necessário boa alimentação que inclui vitamina B2, que pode ser encontrada no leite, queijo, iogurtes, carnes magras, ovos e vegetais verdes.

       É necessário uma consulta com o cirurgião dentista, se: 

  • A afta for muito grande e quando surgirem novas aftas após a cicatrização da primeira;
  • A lesão demorar mais que 3 semanas para cicatrizar;
  • Quando além de aftas o paciente apresentar: perda de peso, febre, perda de apetite.



Fonte: Ministério da Saúde